Introdução: As arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, são doenças virais transmitidas por artrópodes e impactam a população brasileira. Até abril de 2025, foram registrados 742 óbitos por dengue, 63 por chikungunya e 600 casos de zika, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. O enfermeiro tem um papel essencial na prevenção, promoção da saúde e no cuidado humanizado, atuando também como educador para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Objetivos:Analisar a produção científica do cuidado do enfermeiro nas arboviroses. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura que se baseou na questão: Qual a produção científica do cuidado do enfermeiro nas infecções por Dengue? A busca dos dados foi realizada nas seguintes bases de dados: Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual de Saúde Cuba (CUMED) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Utilizaram-se os descritores "Cuidados de Enfermagem" e "Dengue", combinados com o operador booleano AND. A coleta dos dados foi realizada no mês de abril. Foram adotados como critérios de inclusão: artigos que abordassem a temática, publicados nos idiomas português, inglês ou espanhol, sem delimitação temporal. Como critérios de exclusão, foram desconsiderados artigos de revisão, relatos de caso, matérias jornalísticas e trabalhos de conclusão de curso. Os resultados serão apresentados em categorias temática. Resultados: Foram identificados 86 artigos e selecionados 6 após aplicação dos critérios de inclusão.
Os estudos evidenciaram três categorias: Ações de educação em Saúde, O cuidado do Enfermeiro nas ações de prevenção contra dengue e o cuidado do Enfermeiro no tratamento de pacientes com Dengue. Os artigos 1 e 59 destacam sua atuação na assistência aos pacientes, garantindo monitoramento e recuperação adequados. Os artigos 12 e 58 reforçam sua importância na orientação da população e na implementação de estratégias de contenção do vírus. Já os artigos 14 e 61 enfatizam seu papel na educação preventiva, promovendo ações que reduzem os riscos da doença.
Conclusão: O enfermeiro desempenha um papel essencial na prevenção e no tratamento da dengue, contribuindo significativamente para a saúde pública. Sua atuação inclui educação em saúde, conscientizando a população sobre medidas preventivas; prevenção da disseminação do vírus, por meio da orientação e implementação de estratégias eficazes; e cuidado humanizado aos pacientes, garantindo assistência clínica e recuperação adequada. Dessa forma, sua atuação integrada fortalece ações preventivas e aprimora a resposta aos casos existentes, consolidando sua importância no enfrentamento da doença.
Comissão Organizadora
Jonathan Wedson da Silva
Vanessa Rayane
Vitor Silva Maia
Comissão Científica
Fernanda Claudia Miranda Amorim